domingo, 17 de outubro de 2010

Praça Tubal Vilela



A praça Tubal Vilela foi tombada como patrimônio histórico municipal pelo decreto número 9676 de 22 de novembro de 2004

No ano de 1898, o engenheiro da Mogiana, o inglês James John Mellor desenhou a planta da “Cidade Nova”, na qual previa a abertura de seis novas avenidas entre a parte mais antiga da cidade e a estação mogiana. Na área mais central foi construído um jardim e lhe deram o nome de Praça da República (atual Praça Tubal Vilela), onde se realizavam, anualmente, encontros de grupos de congado, que se dirigiam para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, situada próxima a Praça da República.

No ano de 1912, a Praça da República era utilizada como campo de futebol. Durante a administração do Sr. Rodrigues da Cunha, a Praça da República recebeu um tratamento paisagístico: foram plantados bambus gigantes, e a praça passou a ser chamada pela população uberlandense de “Praça dos Bambus’”.

Em 1925, uma lei municipal determinou que as ruas e praças circundantes fossem destinadas a construção de um parque. Mas o projeto não deu resultado e foi esquecido.

Em 1933, a praça recebeu um novo projeto de jardim, com características classicizantes, que foi realizado pelo construtor de jardins e técnico Julio Steinmertz.

Em 1937, houve uma troca no nome da praça: a Praça da República passou então a ser chamada de Praça Benedito Valadares. Mas essa mudança dura cerca de 20 anos somente. Em 1958, a Praça tem seu nome alterado novamente, e passa a ser chamada de Praça Tubal Vilela, em homenagem a um ex-prefeito da cidade de Uberlândia.

Imagem: http://cleberferias.blogspot.com/2007/12/praa-tubal-vilela.html 

Em janeiro de 1959, o prefeito Geraldo Ladeira queria fazer uma remodelação da cidade, e convidou o arquiteto João Jorge Coury para remodelar a área mais importante da cidade: a Praça Tubal Vilela. Colaboraram com o seu projeto, o arquiteto Ivan Rodrigues Cupertino, os irmãos engenheiros Roberto Ôchoa e Sebastião da Silva Almeida. Foram necessários dois anos de trabalho para a remodelação da praça. Ela foi inaugurada no aniversário da cidade, em 31 de agosto de 1962.

Enfim, a Praça Tubal Vilela é um ponto de encontro tanto cultural quanto político; além de ser um espaço urbano de convivência e lazer da população uberlandense. A Praça Tubal Vilela é o cartão postal da cidade, símbolo parte construtora da cultura de Uberlândia.

2 comentários: