sábado, 16 de outubro de 2010

O estádio municipal João Havelange (estádio do Parque do Sabiá)




Reside em Uberlândia, o segundo maior estádio de futebol do estado de Minas Gerais, o Estádio Municipal João Havelange ou Parque do Sabiá (o estádio foi inaugurado como Parque do Sabiá. E em 1995 através de uma sugestão do vereador Leonidio Bouças, o estádio passou a se chamar Estádio Municipal João Havelange. Apesar disso, a população de Uberlândia não se contentou com a mudança de nome do estádio, ao qual denominam até hoje de Parque do Sabiá). Esse estádio está situado dentro do complexo do Parque do Sabiá, motivo de seu apelido. Este estádio é um estádio multiuso.  

Inaugurado em 27 de maio de 1982, com uma capacidade máxima de 85000 torcedores (originalmente). A partida inaugural do estádio foi um amistoso da seleção brasileira contra a seleção irlandesa, na qual a seleção ganhou o jogo pelo placar de 7x0. O primeiro gol marcado nesse estádio foi marcado pelo jogador brasileiro Falcão. Nesse jogo se registrou o maior público na história desse estádio, um público de 80000 torcedores.

Atualmente, Prefeitura Municipal de Uberlândia é proprietária do estádio, que é administrado pela Secretaria Municipal de Esportes da cidade. O estádio atualmente tem capacidade de 72000 torcedores. As dimensões do gramado são de: 125m x 85m, em grama natural. A equipe do Uberlândia Esporte clube, o mais importante da cidade, manda seus jogos nesse estádio.   

Após a criação do estatuto do torcedor, vigente em todo o país, o estádio foi totalmente revitalizado para atender as exigências da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para a realização de partidas de futebol, e também para um maior conforto dos torcedores. O estádio foi totalmente repintado, foram instaladas câmeras de segurança, elevadores para deficientes físicos poderem ter seu acesso facilitado. Além disso, a Prefeitura, nos próximos três anos colocará cadeiras em todo o estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário