segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Jornalismo em minha vida



Sempre gostei de assistir programas jornalísticos na TV. Desde criança tinha esse costume. Mas com a chegada da adolescência, essa vontade veio com força total, mas sempre me perguntando como seria um jornalista, qual o trabalho exercido por ele. Então a cada dia, eu tinha mais vontade de ser jornalista, para ver o que estava por trás do jornalismo.

Os principais ícones jornalísticos, que ao longo do tempo, me fizeram escolher o jornalismo, como profissão (já pensava nisso, mas ao vê-los na TV, me fizeram tem mais certeza ainda, e despertaram em mim mais curiosidade) foram no âmbito do jornalismo investigativo: Willian Bonner, Fátima Bernardes, Márcio Resende, Bóris Casoy, José Luis Datena, Ana Paula Padrão, Paulo Henrique Amorim, entre outros. Mas sempre fui apaixonado pelo futebol, principalmente pelo Corinthians. Então assistia aos programas esportivos que podia, tanto na TV quanto no rádio. São ícones no jornalismo esportivo tanto no rádio como na TV: Milton Neves, Renata Fan, Galvão Bueno, Leo Batista, o finado Fiori Giliotti, Oscar Ulisses, Dirceu Maravilha, Paulo Roberto Martins, Fábio Sormani, Ulisses Costa, Jorge Cajuru, Tadeu Shmith, Mauro Betting, entre outros.

Então, sempre pensei em poder investigar, procurar fatos, para informar as pessoas. Principalmente dentro do âmbito esportivo (onde se puder, gostaria de atuar). Em coberturas esportivas, entrevistas os atletas, o dia-a-dia dos clubes e atletas.

Assim, o jornalismo para mim, é muito mais do que o jornalista informar, é levar o seu trabalho bem feito à apreciação do público, onde tanto você pode bem ou mal entendido.              

O jornalismo é a busca da verdade, de acordo com a versão que você tem, sempre tentando ser imparcial. Além disso, sempre ouvindo os dois lados para não ser injusto com ninguém.

O jornalismo é importantíssimo para toda a população e uma difícil missão, a informação verídica para a população. Mas como as empresas, o jornalismo também é influenciado pelo sistema capitalista. Assim, cada empresa tem sua metodologia de trabalho, que às vezes tira um pouco da imparcialidade e da neutralidade do jornalismo. Cada empresa faz o jornalismo de forma a atender os seus interesses e os interesses dos publicitários que injetam dinheiro na empresa. Pensava que isso não acontecia com freqüência no jornalismo, mas vejo que estava errado, pois isso acontece com grande freqüência. Muitas vezes até tirando matérias que iam ser publicadas, simplesmente porque ofendem os parceiros da propaganda.
                     
Enfim, o jornalismo é maravilhoso, quando praticado com ética, justiça e acima de tudo com profissionalismo, fazendo seu trabalho sem agredir ou denegrir ninguém. O jornalismo é antes de qualquer coisa, um formador de opinião. Então o jornalista tem de estar ciente de tudo que ele está escreve e publica, para que não seja mal visto, por passar para seu público uma informação falsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário