terça-feira, 5 de outubro de 2010

A campanha política em Uberlândia no ano de 2008

Rua Professora Juci do Carmo Garcia , em frente a Escola Estadual Professor Inácio Castilho bairro Granada (eleições 2010)

Foto: Alysson Rodrigues ( arquivo pessoal)

Vamos mostrar, que a sujeira que tomou conta das ruas da cidade no último dia 03 de outubro, não é novidade. Nas últimas eleições municipais, a sujeira tomou conta das ruas da cidade. Este é um texto que escrevi no dia 06 de outubro de 2008, para a matéria de Ciências Políticas, que foi ministrada pelo professor Paulo Machado. Naquele ano, a preocupação com a sujeira nas ruas era grande. Veja.

Nesse período eleitoral, vimos de tudo na campanha política para prefeito e vereador na cidade de Uberlândia. Viu-se cada coisa, que nem dava para se acreditar que era real.

Vários exemplos podem ser citados como, por exemplo, a Greice do Zé Coco. Candidatou-se a vereadora usando a influência do seu pai. Mas quem é o Zé Coco? Se ele é tão poderoso, porque ele não se candidatou ao invés dela? E o caso da Graziela do forró, que usou de sua fama para chegar a Câmara de vereadores. Mas não é porque ela é famosa no ramo musical, que ela fará sucesso na política. Esse tipo de referência acaba com qualquer candidato. Porque se o povo não souber quem é a referência do candidato, ele não vai saber de nada. Se quem é importante é o candidato ou a sua referência.
           
Outro exemplo, é que vários candidatos à vereador usaram esse jargão “Quem está lá há quatro anos e não fez, agora perdeu a vez”. Durante a propaganda eleitoral gratuita na televisão, se fossemos contar quantas vezes os candidatos repetiram esse jargão, daria por volta de vinte a vinte e cinco repetições em cada horário político de meia hora. Para que isso? Os eleitores sabem que quem, está lá e não fez nada, tem a possibilidade de sair de seus cargos. Isso vai depender do eleitor e de sua consciência e vontade de mudança.
           
Além disso, como sempre, houve baixaria entre os candidatos que tem grande chance de vencer a eleição, no caso Odelmo Leão e Weliton Prado. Houve agressão de ambas as partes, falando da capacidade de administração, e o que os candidatos serão capazes de fazer, se chegarem a vencer a eleição.
           
Outro fator que marcou a campanha política, nesse ano, foi o fato de os candidatos, na véspera da eleição, jogarem muitos panfletos pelas ruas. As ruas estavam muito sujas, tanto papel de propaganda de candidatos a vereador quanto a prefeito. As ruas, calçadas e canteiros centrais tinham uma grande quantidade de lixo eleitoral. Para que isso na véspera da eleição? É muito difícil mudar de opinião na véspera de uma eleição, e principalmente por causa do volume de  papel jogado na rua.
           
Enfim, a campanha política foi marcada por candidatos que acham que nome e papel ganham à eleição. Para se ganhar a eleição são necessárias boas idéias, intenções, fazer as coisas para o povo. Ser livre dos interesses dos grandes empresários e endinheirados. Ser honesto, ser um fiscalizador, um fiscal do povo.

E nós como eleitores devemos mostrar nossa vontade de mudança. Escolher as pessoas certas e cobrar dos candidatos, ações que venham beneficiar a população. E que também cumpram pelo menos uma parte de suas promessas políticas. 

Eleições municipais em Uberlândia, ano 2008

Foto: Adreana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário