domingo, 29 de agosto de 2010

Artigo - Filme "Intrigas de Estado"


O ponto central do filme é o assassinato da amante do deputado Stephen Collins (Ben Aflleck). Cal McCaffrey (Russell Crowe) era o chefe da campanha deste deputado. Mas ele começou a trabalhar como jornalista em jornal. Sua editora, Cameron Lynne, precisa investigar o caso. Ele e a sua companheira novata, Della Frye, trabalham em conjunto para descobrir o que está acontecendo.

E ao longo da investigação do caso, McCaffrey descobre que há um esquema corporativo, repleto de oportunistas, informantes e assassinos. O jornalista descobre que o seu ex-parceiro Collins tem envolvimento com o assassinato.

Ao descobrir a verdade, McCaffrey arrisca a própria vida para mostrar o que realmente aconteceu, em busca de uma boa história. Mas até que ponto se deve correr risco de morte para desvendar um caso?

O jornalista é considerado um contador de histórias, já que ele relata os fatos que acontecem no dia-a-dia das pessoas. Há casos em que corremos risco de morrer, na busca de uma informação correta. O repórter do filme passou por isso, ao investigar um esquema que acontecia no cenário político. No nosso cotidiano, nos deparamos com situações parecidas como traficantes, políticos corruptos, prostituição. Mas nós devemos pensar bem, e tomar muito cuidado no trato da notícia. Ter o amparo de pessoas responsáveis. E ainda se possível da polícia.

Outro ponto abordado pelo filme é a questão da amizade. O repórter McCaffrey tinha um forte laço de amizade com o deputado Collins. Mas a ética profissional foi mais forte. Ele investigou o caso, e quando notou que seu amigo participava do esquema, e tinha participação no assassinato, ele não pensou duas vezes. Buscou uma forma de mostrar a verdade. Isso também acontece no cotidiano do jornalista, onde há casos em que ele (jornalista) fala de pessoas que conhece e gosta. Mas o compromisso do jornalista é investigar e mostrar a verdade para a sociedade.

Portanto, este filme é uma lição para nós, futuros jornalistas. A investigação deve ser feita com cuidado. Não deve colocar em risco a integridade do profissional. Alem disso, devemos ser profissionais na condução da notícia. As nossas amizades não devem interferir em nosso trabalho, devemos ser pautados pela ética profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário